(Imagem: www.passandoalimpo.com)
Enquanto 76% da população acha o governo Lula bom ou ótimo (DataFolha divulgado domingo), 4% acham ruim ou péssimo.
Estes últimos devem ser todos leitores da Revista VEJA, com o perfil de uma pessoa que estava ao meu lado, hoje, numa viagem de avião que realizei a trabalho.
O jovem, com cara de novo empresário, passava pela revista olhando apenas as fotos, suas legendas e os "olhos" (no jornalismo, aqueles destaques no meio do texto, com a letra num tamanho maior). Quando tentava ler, ficava uma eternidade para conseguir acabar uma única página.
Com isso, era induzido a se informar apenas pelo que havia de mais chamativo, ao estilo VEJA. Ao relacionar estes 4% a esta determinada classe empresarial, até que faz sentido.
No entanto, é bom lembrar que as pesquisas de opinião nem sempre são confiáveis. E, além disso, nenhum governo, por melhor que tenha sido, é uma unanimidade. Sempre haverá críticas, desde as mais saudáveis até as mais desonestas.
E é exatamente porque o governo Lula entendeu o caráter da democracia, tão em falta em outros países em que já atuei como correspondente, que a aprovação parece ser efetiva.
Comentários também pelo @heri_quaresma